Proposta pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Baseado nos conceitos inter e transdisciplinar, nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) integra diferentes áreas do conhecimento e oferece inúmeras possibilidades. Despertamos a criatividade e interesse dos alunos sobre diversas temáticas.

Trazemos o conceito humanizado e metodologia não engessada, o que permite integrar ao conteúdo pedagógico inúmeras vivências e projetos desenvolvidos em parceria com os alunos, potencializando a participação, interação e autonomia dos alunos em propor ações e mecanismos de conduta para atingir a aprendizagem significativa e prazerosa. Ao proporcionarmos um ambiente acolhedor, tecnológico, de amizade, o aluno aprende na prática a dividir, a respeitar os outros e as diferenças, trabalhar em equipe, conviver em sociedade e em harmonia. Desta maneira, excluímos ações de egoísmo, competitividade, bullying entre outras características negativas tão presentes (infelizmente) no contexto atual.

Atrelado à necessidade de conscientização ambiental tão emergente no cenário contemporâneo, a sustentabilidade também se faz presente em nossas diretrizes. A fim de evitar desperdícios e estoque de materiais, formulamos uma nova metodologia referente à lista de materiais, que será definida de acordo com a demanda necessária, além de concentrarmos um fundo financeiro de cada turma para compra de materiais necessários (quantidade necessária e momento correto, evitando que materiais estraguem ou fiquem estocados).

Nossa proposta pedagógica é baseada no desenvolvimento de uma aprendizagem prazerosa e significativa, por meio de conexões entre inúmeras disciplinas, construindo uma postura crítica, autônoma, segura, humana, baseada nos valores morais, éticos, sociais e emocionais.

1. FTD -SISTEMA DE ENSINO (SE)

Com uma proposta revolucionária, a renomada FTD defende, aplica e comprova resultados da integração de distintas disciplinas e diferentes abordagens, fazendo com que os conteúdos despertem a curiosidade e interesse dos alunos.

O FTD Sistema de Ensino é um material inovador com a marca FTD de qualidade editorial. Há 118 anos no Brasil, a FTD vem transformando vidas por meio do compromisso com a Educação, apoiando e facilitando crianças e jovens a tornarem-se cidadãos protagonistas e ativos em sociedade.

O material é desenvolvido integrando novas tecnologias, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula, buscando soluções educacionais, incentivando o diálogo em família e inovando nos conteúdos com autores que falam a língua de crianças e jovens, estimulando a curiosidade e interesse dos alunos.

As disciplinas são apresentadas de forma integrada nos livros do aluno e os professores contam com manuais que os ajudam a planejar, desenvolver e enriquecer as aula e promover a flexibilidade no desenvolvimento do planejamento, o que afeta positivamente a vida dos alunos, dos pais e de toda comunidade escolar, possibilitando uma educação de qualidade, construindo uma pedagogia afetiva que respeita a realidade e as necessidades de cada um, envolvendo o indivíduo em todo processo de aprendizagem e formação.

A dinâmica deste material amplia o universo do aluno, por meio de experiências, conhecimentos e habilidades baseadas na BNCC, que prioriza as BRINCADEIRAS e a INTERAÇÃO como ponto de partida para o aprendizado, desenvolvimento e socialização.