AULAS

tanteArtboard 1

BERÇÁRIO

O primeiro contato da criança com a escola é um momento de extrema importância. A escola assume a função de segundo lar das crianças, por isso deve haver identificação, confiança, comprometimento e parceria da família com a escola, para que juntas, com as assegurem uma transição suave proporcionando uma experiência acolhedora, que se apoia no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico de cada um. 

Nosso BERÇÁRIO, possuí espaços diferenciados exclusivos para os bebês e são repletos de objetos e brinquedos que estimulam o desenvolvimento sensorial de cada um. Nossa equipe é preparada/treinada com instruções de primeiros socorros (Lei Lucas), e noções de fisioterapia para estimular o desenvolvimento da coordenação motora dos bebês. 

A alimentação é pautada no conceito contemporâneo “Baby Led Weaning” (BLW) que sugere que a criança recebe a comida da escola na consistência habitual e seja encorajada — ela mesmo — a pegar os alimentos e levá-los à boca. 

Os momentos de troca, higiene e alimentação são feitos com carinho, de maneira lúdica e envolvente. Contamos com diferenciais como Musicalização com professores especialistas. 
O desenvolvimento do bebê é mensurado pela observação, interação, estimulação, vivências e sondagem. 
A comunicação com os pais e/ou responsáveis é feita por meio de reuniões Individualizadas, abordando temáticas e diretrizes especificamente da criança em questão. 

EDUCAÇÃO INFANTIL 

É chegado o momento transitório dos alunos do berçário para a Educação Infantil em que inúmeras mudanças na rotina acontecerão de modo gradativo e acolhedor. É uma fase intermediária com foco no processo de desenvolvimento, rotina, ritmo, linguagem e socialização, que tem um tempo diferenciado e especifico de cada criança, pois as estruturas emocionais e neurológicas estão sendo construídas, o que implica em uma base sólida, estimulante e criativa como pontos essenciais para a sustentação de aprendizagens e vivências no futuro. 

Contamos com diretrizes diferenciadas de adaptação e acolhimento, de maneira humanizada ao estabelecer o contato e vínculo entre a criança e o educador, envolvendo-a de amor, segurança e respeito. Utilizamos a tecnologia a nosso favor e aproximando/facilitando a comunicação entre escola e pais.

É um período de descobertas, a criança começa a dominar seu corpo, sua capacidade de memória e comunicação mais efetiva. São realizadas muitas brincadeiras, vivências e interações que potencializam o progresso significativo integrando desenvolvimento de coordenação motora, psicomotora, cognitiva, afetiva, social, coletiva, introduzindo as novidades da rotina na vida das crianças. Nessa etapa, a criança recebe muito incentivo para alcançar sua própria autonomia e por isso, é de extrema importância o apoio, parceria com a família a fim de dar continuidade a este trabalho, respeitando sempre a individualidade e o ritmo de cada criança. 

É na Educação Infantil que as crianças vão despertar o interesse, curiosidade e prazer pelo conhecimento. Colocamos a criança como protagonistas no processo do aprendizado, desenvolvendo junto com a professora, a construção do conhecimento proporcionando atividades que potencializem habilidades e enriqueçam aprendizagens, sem perder o lúdico e as brincadeiras. 

Nossa metodologia conta com distribuição das atividades diárias com horários pré-definidos, proporcionando a compreensão e familiarização com hábito de vivenciar a rotina, identificando as atividades para cada dia da semana, contribuindo para a preparação gradativa para o processo de transição Infantil para o Ensino Fundamental, com domínio, segurança e maturidade para a alfabetização. 

Utilizamos a Agenda Virtual, um aplicativo que promove a proximidade e facilidade de comunicação entre escola e pais. 

Consideramos a liberdade como recurso essencial para que a criança se expresse por meio da comunicação, da criação e do estímulo, visando amplitude de conhecimentos potencializando a aprendizagem significativa de acordo com a BNCC, que norteia toda prática.

owlArtboard 1

ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS 

No Ensino Fundamental buscamos evidenciar a educação como processo integral da criança, ultrapassando o campo cognitivo e abrangendo, também, o campo social, moral e cultural do aluno. Diferente da Educação Infantil, a proposta do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, aliando o trabalho que será desenvolvido aos conhecimentos e experiências anteriores e, valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

Pretendemos estimular o pensamento lógico, criativo e crítico, assim como a capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar a compreensão do mundo, compreendendo as mudanças no processo de desenvolvimento da criança, como maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade. 

Nessa fase, ocorre a progressão do conhecimento pela consolidação das aprendizagens construídas ao longo dos anos e ampliação das práticas de linguagem e da experiência, considerando interesses, expectativas e considerações de cada aluno.

Pretendemos preservar a criança e sua infância buscando que esta seja feliz enquanto vivencia sua aprendizagem, permitindo a formação integral. São nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental -mais precisamente no 1º e 2º ano- que a alfabetização acontece.

A criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um maior domínio de técnicas e linguagem artísticas, por isso, é importante que a criança tenha desenvolvido anteriormente o gosto pelo aprendizado, desenvolvendo habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar.
Share by: